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Leilão define empresa que vai operar travessia de balsa entre Ilhabela e São Sebastião

Balsa em Ilhabela Caio Gomes/ Tribuna do Povo O leilão da concessão do sistema de travessias de balsa do estado de São Paulo foi definido na tarde desta quin...

Leilão define empresa que vai operar travessia de balsa entre Ilhabela e São Sebastião
Leilão define empresa que vai operar travessia de balsa entre Ilhabela e São Sebastião (Foto: Reprodução)

Balsa em Ilhabela Caio Gomes/ Tribuna do Povo O leilão da concessão do sistema de travessias de balsa do estado de São Paulo foi definido na tarde desta quinta-feira (13), e teve a Acqua Vias SP como vencedora. A empresa levou o contrato ao oferecer desconto de 12,6% sobre a contraprestação do Governo de SP e vai operar, administrar e manter 14 trechos aquaviários do estado. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Entre eles estão quatro da região do Vale do Paraíba: Travessia São Sebastião - Ilhabela (Litoral Norte) Porto Paraitinga (Reservatório de Paraibuna) Porto Varginha (Reservatório de Paraibuna) Porto Natividade da Serra (Reservatório de Paraibuna) A travessia com maior demanda na região é a do Litoral Norte. Segundo o governo estadual, as balsas entre São Sebastião e Ilhabela são responsáveis por 22% do volume total transportado no sistema aquaviário de São Paulo. Cerca de 11 mil pessoas utilizam o serviço diariamente. Na alta temporada, esse número aumenta consideravelmente - no último período de Réveillon, mais de 15 mil pessoas usaram as balsas do Litoral Norte por dia. Concessão A concessão do sistema à iniciativa privada prevê um investimento de R$ 2,5 bilhões ao longo de 20 anos para operar, manter e administrar as 14 linhas de travessias por balsas em São Paulo. Travessia de balsa em SP Divulgação/Governo de SP O governo afirma que a concessão vai modernizar o transporte por balsas no estado, com troca da frota por embarcações elétricas, melhorias em terminais e uso de novas tecnologias. O projeto foi elaborado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e aprovado em abril pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com 62 votos a favor e 16 contra. Na ocasião, o governo disse que “a política tarifária do setor de travessias é demasiadamente sensível” e garantiu que a concessão não vai alterar os valores cobrados nem as gratuidades já existentes. As 14 linhas são: Litoral Norte: Travessia São Sebastião - Ilhabela Litoral Centro: Travessia Santos - Guarujá Travessia Santos - Vicente de Carvalho Travessia Bertioga - Guarujá Litoral Sul Travessia Cananéia - Ilha Comprida Travessia Cananéia - Continente Travessia Iguape - Juréia Travessia Cananéia - Ariri Região Metropolitana de São Paulo: Bororé - Grajaú Taquacetuba - Bororé João Basso - Taquacetuba Reservatório de Paraibuna: Porto Paraitinga Porto Varginha Porto Natividade da Serra A concessão prevê a compra de 45 novas embarcações, incluindo modelos elétricos para reduzir poluição e reforçar a segurança climática. Com a troca das embarcações a diesel, o governo estima evitar a emissão de ao menos 18 mil toneladas de CO2 por ano. Também estão previstas reformas nos terminais. "Com prazo de concessão de 20 anos e investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões, a PPP das Travessias Hídricas prevê a substituição da frota atual por 45 novas embarcações, das quais 41 com motorização elétrica, além da construção e padronização de terminais com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis e áreas de alimentação e informação", explica o governo. O governador Tarcísio de Freitas afirmou que o sistema atual tem problemas de operação e infraestrutura, o que afeta a qualidade do serviço. De acordo com ele, a modernização é necessária para atender à demanda com segurança e eficiência. Os investimentos também incluem obras em infraestrutura, acessos, calçamentos, apoio a funcionários, construção de novos terminais e reforma dos já existentes. O governo diz que a nova frota deve reduzir as suspensões do serviço em dias de vento forte, mas admite que interrupções ainda poderão ocorrer. A concessionária vai receber 20% da arrecadação das tarifas. Os outros 80% serão pagos pelo governo estadual. Atualmente, o sistema transporta cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. Turistas enfrentam filas de espera de mais de 3h na balsa para deixar Ilhabela - imagem de arquivo João Mota/TV Vanguarda Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

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